Prevenção e tratamento:
O tratamento dietético específico para a desnutrição depende da gravidade da doença e de outros sintomas de deficiência que podem estar presentes. Considerando que a deficiência protéico-calórica ocorre principalmente na infância, uma maneira fácil e barata para a prevenção é o incentivo ao aleitamento materno. Ensinar a forma correta de desmame às mães, também constitui uma orientação essencial na prevenção da desnutrição.
A oferta de leite é fundamental na dieta da criança, pois grandes quantidades de proteína são necessárias para o tratamento do kwashiorkor. A oferta da maior variedade possível de alimentos às crianças, em quantidades e consistências adequadas, também contribuem muito para evitar que o quadro se agrave, ou que apresentem no futuro algum problema nutricional.
Alimentos protéicos:
- Origem Animal
Alimentos dessa origem suprem, em média, 65% das proteínas consumidas na dieta. Além disto, uma dieta rica em proteína animal fornece todos os aminoácidos indispensáveis para a realização de uma síntese protéica eficiente. São eles: carnes, ovos, leite e derivados.
Alimentos dessa origem suprem, em média, 65% das proteínas consumidas na dieta. Além disto, uma dieta rica em proteína animal fornece todos os aminoácidos indispensáveis para a realização de uma síntese protéica eficiente. São eles: carnes, ovos, leite e derivados.
- Origem Vegetal
Os produtos vegetais mais ricos em proteína são as leguminosas (feijão de soja, amendoim, ervilha, feijão e lentilhas), contribuindo com cerca de 3% do consumo total de proteínas. Os cereais contêm quantidades menores deste nutriente, mas, por serem muito consumidos, contribuem com 18% das proteínas da dieta. Para obter uma fonte completa deste nutriente, deve-se misturar os grãos aos cereais na dieta.
-Outros Nutrientes
Não somente a proteína como também outros nutrientes são importantes na prevenção e tratamento da desnutrição. Os carboidratos (cereais, massas, pães, raízes e tubérculos) e as gorduras (óleos vegetais, azeite e a manteiga) são fornecedores de energia, utilizada pelo organismo, entre outras coisas, para a fixação de proteínas, permitindo que a mesma exerça suas funções primordiais.
Isto é, os carboidratos e as gorduras devem ser ingeridos na quantidade recomendada para cada idade uma vez que, na ausência destes nutrientes, as proteínas serão utilizadas como fonte de energia, deixando de exercer suas funções essenciais, que garantem o crescimento adequado e evita a desnutrição nas crianças.
As vitaminas e minerais também devem ser inclusos na dieta sob a forma de frutas e vegetais, pois fornecem grande variedade destes nutrientes ao organismo, sendo essenciais na prevenção de doenças e manutenção geral da saúde.
Espero que aproveitem bem tudo o que postamos aqui.Te mais bjks fui.